top of page
Tese de doutorado (PPGECM/UFRN)
Da ficção científica ao Ensino de Ciências: Uma estratégia para discutir ética científica baseada na Teoria da Objetivação
Doutoranda: MsC. Mayara Larrys
Orientadora: Dra. Bernadete Morey

TESE DE DOUTORADO (PPGECM/UFRN)
Diálogos entre ciências e Ficção Científica: Uma estratégia para discutir ética científica baseada na Teoria da Objetivação
Doutoranda: MsC. Mayara Larrys
Orientadora: Dra. Bernadete Morey

Apresentação A
Apresentação
Uma via pertinente e bastante trabalhada para instigar o debate sobre conteúdos metacientíficos é o diálogo entre ciências e literatura. Sob essa guia, tomo a literatura de ficção científica (SF) como fio condutor para propor discussões sobre noções de ética nas ciências. Essa proposição encontrou sustentação teórica na Teoria da Objetivação (TO), teoria de ensino-aprendizagem histórico-cultural idealizada pelo pesquisador matemático Luis Radford.
O objetivo dessa pesquisa foi investigar a pertinência da SF como linguagem para ampliar, facilitar e contextualizar o debate sobre a produção das ciências e seus aspectos éticos para professores de ciências em formação.
Uma das estratégias metodológicas produzidas para alcançar esse objetivo foi o desenvolvimento de um curso de extensão intitulado Ficção Científica e Ética nas Ciências ofertado para professores em formação inicial e continuada dos cursos de Química, Física, Biologia e Matemática da UFRN, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Centro Universitário Facex (UniFacex).
Apresento nesse espaço, portanto, um conjunto selecionado de fragmentos de vídeos gravados na ocasião que alimentaram a análise semiótica estabelecida à luz da Teoria da Objetivação e forneceram indícios para defender a tese de que a SF é uma linguagem pertinente para pensar e problematizar discussões sobre as ciências e seus aspectos éticos e pode contribuir na educação científica de professores de ciências em formação.
Contato
bottom of page